Quem sou eu

Minha foto
Soteropolitana e turismóloga. Escrevo sobre viagens da forma que considero justa, sem maquiagem, e acredito nas palavras que caracterizam o turismo como um "instrumento de paz, bem-estar e entendimento entre os povos".

segunda-feira, 21 de março de 2011

Costiera Amalfitana


O caminho para chegar lá é uma loucura! As curvas são sinuosas, a estrada é estreitíssima e muitas pessoas estacionam em vias de mão dupla onde mal cabe um carro. Por mais difícil que seja estacionar na região, é fato que os italianos gostam de bancar os espertinhos no trânsito. Em relação a isso, os brasileiros não tem problema de adaptação. Os soteropolitanos então...

Estamos falando da Costa Amalfitana, no sul da Itália: terreno acidentado, recortado pelo mar, de paisagens esplêndidas! A geografia da região lembra Cinque Terre, porém com montanhas mais altas, cidades maiores e casas em tonalidades mais claras, com predomínio do branco.

O lugar ideal para ficar é Positano, com suas casinhas incrustadas na montanha e vista espetacular. Positano é charmosa e romântica em cada detalhe, seja nas flores, na arquitetura, na natureza em torno ou na iluminação à noite.

A maioria dos restaurantes utiliza luz de velas. O restaurante "Il Capitano", do Albergo Montemare (hotel 3 estrelas com localização perfeita), une a melhor vista com a melhor comida e melhor música ao vivo no jantar, proporcionada por uma dupla que, com bandolim e violão, toca belos clássicos italianos e outros. O o talharim com camarão ao molho de frutas cítricas é minha sugestão. Na Costa Amalfitana, a cozinha mediterrânea ganha toques de limão, pois este é o produto mais cultivado na região.

Para conhecer bem Positano, ande por toda a Via Pasitea para contemplar os diversos ângulos da cidadezinha. Desça até o centro se estiver atrás de compras, movimento e praia. O banho é bom, apesar das pedrinhas que incomodam; mas, assim como em Cinque Terre, a praia não se compara às nossas. Já para compras, Positano é a perdição feminina. As roupas são singulares. Para quem gosta do limão, a partir dele é feito o famoso licor limoncello e também perfumes, velas, sabonetes etc.

Mas nem tudo são flores. Andar de carro na Costa Amalfitana é complicado. Ônibus grandes transitam pela estrada estreita e estão sempre causando transtornos. Além disso, é muito difícil conseguir estacionar, como já foi dito, então reserve um hotel com estacionamento, ou dependerá dos estacionamentos pagos, que podem estar longe da sua hospedagem. Estar sem carro não é um problema, pois os ônibus transitam na via principal de cada cidade e realizam o transporte entre elas. Táxis, por outro lado, são absurdamente caros.

Próximo a Positano não faltam lugares para conhecer. Uma ótima opção é fazer um passeio de lancha passando por Praiano, Conca dei Marini, Furore e Amalfi. Em Conca dei Marini, vale a pena parar para conhecer a Grotta dello Smeraldo (Gruta da Esmeralda).

Ravello merece atenção especial e não pode ser explorada em menos de uma tarde. É a mais alta e uma das mais tranquilas cidadezinhas da Costa Amalfitana. Só se chega ali por terra. Seus dois parques devem ser visitados: Villa Rufolo e Villa Cimbrone.

O primeiro deles, ornamentado com muitas flores e com uma bela vista para o mar e as montanhas, é palco de concertos durante o verão. As arquibancadas são montadas de frente para o mar, e artistas famosos participam do Festival de Ravello.

Na Villa Cimbrone, o cenário natural é visto ainda mais do alto, do mirante chamado Vista dell'Infinito (Vista do Infinito) – realmente, um infinito de beleza e de paz.

Um comentário:

  1. Acho que o paraíso deve ser mais ou menos assim.
    Que inveja . Inveja bom claro.

    ResponderExcluir