Quem sou eu

Minha foto
Soteropolitana e turismóloga. Escrevo sobre viagens da forma que considero justa, sem maquiagem, e acredito nas palavras que caracterizam o turismo como um "instrumento de paz, bem-estar e entendimento entre os povos".

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cinco Terras encantadas



Pense nas casinhas coloridas do Pelourinho amontoadas em um morro sobre o mar. Ou numa favelinha bem cuidada e colorida a beira-mar. Essa comparação um tanto rústica é mais ou menos a ideia que se tem da paisagem da linda região de Cinque Terre (Cinco Terras), no norte da Itália. As Cinque Terre são cinco povoados pequeníssimos no litoral da Liguria: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare.

O transporte entre eles é realizado por meio de trens com horários frequentes, mas a melhor opção é visitá-los a pé, tomando as trilhas que os conectam. A mais fácil e rápida é a Via dell'Amore, lindo caminho construído sobre os rochedos que liga, em aproximadamente 20 minutos, Riomaggiore a Manarola. Os outros povoados são ligados pelo Sentiero Azzuro (Trilha Azul).

Manarola, a mais romântica das Cinque Terre (e minha favorita), é cercada de terraços com vinhedos. É possível caminhar pela trilha entre eles para observar o povoado do alto. O ângulo mais bonito para apreciar Manarola, entretanto, é do caminho que contorna o mar (que vai dar no Sentiero Azzuro). Dali se tiram as fotos de cartão-postal do vilarejo. O local também é perfeito para um belo pôr-do-sol e uma noite de lua cheia.

Passear pelo caminho que contorna o mar em Riomaggiore também rende belas vistas. Esta vila é maior e mais movimentada que Manarola. Caminhar por suas ruelas estreitas vale a pena, mas prepare-se para as subidas e escadarias. Conheça a praça da igrejinha e o pequeno castelo. Descer as escadas do lado oposto até chegar ao caminho que dá para o mar é uma aventura interessante para entender a estrutura dos povoados de Cinque Terre.

Vernazza é mais bonita vista do alto, do início da trilha que vai até Monterosso, ou sob os ângulos do Castelo Doria. Esta vila é mais agitada que as outras duas, pois possui uma minúscula faixa de areia cinza que faz a alegria dos turistas que – ao contrário de nós, baianos - não estão acostumados com belas praias. Quem procura vida noturna pode se hospedar ali. Não deixe de comer no restaurante Belforte, no alto, com vistas incríveis para o mar e os rochedos (em alta temporada, não se esqueça de fazer reserva).

Corniglia e Monterosso al Mare são, a meu ver, as menos interessantes das Cinque Terre. Em Corniglia, não vi nada especial e, para acessá-la, é preciso subir uma escadaria gigante por aproximadamente 20 minutos (a outra opção é pegar o ônibus, mas ele não circula com frequência).

Monterosso difere do padrão dos outros vilarejos, por ser mais plano. A atração local é a praia ampla. Por essa razão, esta é a vila mais badalada das Cinque Terre. Monterosso não deixa de ser bonita e o banho é uma delícia, mas não tem nada de extraordinário. No entanto, aconselho a visita a este povoado, porque, depois de um tempo fazendo trilha debaixo de sol, com vontade de se atirar naquele mar maravilhoso, você se alegrará ao ver finalmente uma praia de verdade.

Cinque Terre é o tipo de lugar para ser contemplado. Quem vai até lá deve entender que seu valor não está nas praias, mas nas paisagens, na estrutura e naquela arquitetura confusa e encantadora que só a Itália tem.

2 comentários:

  1. O que houve que já tem um tempo que você não posta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janice! É verdade, já tem um tempo - só hoje estou vendo seu comentário, imagine! Ando com outros projetos e sem viagens empolgantes no momento...rs. Quando tiver algo bom, volto a escrever =]
      Obrigada!

      Excluir