O coração da cidade é a Piazza del Campo. Esta praça em formato de semi-círculo abriga o belo Palazzo Pubblico (onde está o Museo Civico), com sua Torre del Mangia. Vale a pena subir na torre para ter uma linda visão de toda a cidade. Também vale a visita à Piazza del Duomo, onde se pode comprar um bilhete para conhecer esta catedral, sua cripta, o Museo dell'Opera del Duomo e Santa Maria della Scala. Do terraço do Museo dell'Opera del Duomo é possível ver um belo panorama da cidade, não tão alto quanto o da Torre del Mangia, porém. O bilhete combinado inclui também o pequeno Museo Diocesano, no Oratorio di San Bernardino, na tranquila Piazza di San Francesco, onde está a igreja de mesmo nome.
A Fortezza é outro ponto interessante para se visitar. O forte possui lindas flores, uma bela vista e uma enoteca. É também o lugar escolhido pelos sieneses para se exercitarem, por ser fresco, ao abrigo da sombra das árvores. Durante o verão, ocorrem sessões de cinema ao ar livre na Fortezza. Não há nada mais agradável que assistir a um filme e, ao mesmo tempo, ter a possibilidade de ver estrelas cadentes.
O restaurante La Taverna di San Giuseppe não pode faltar em sua lista. O atendimento é de primeira e a comida, deliciosa! O prato de gnocchetti com ricota, queijo pecorino e espinafre me fez sentir como Liz Gilbert, em seu livro "Comer, Rezar e Amar", ao comer uma pizza transcendental em Napoli. O restaurante Le Logge também é muito bom, porém menos em conta, e a qualidade é a mesma. Em ambos, é aconselhável fazer reserva. O bar Il Pulcino é outra boa pedida: serve massas muito boas a "preço de banana". O queijo pecorino com mel também é de qualidade. Outra opção econômica é a Tratoria Fonte Giusta – os secondi piatti (pratos de carne) são bons e baratos.
A noite de Siena pode ser desfrutada em alguns pubs, como o Bella Vista Social Pub, cujo barman "Totò" é bastante receptivo. O ambiente possui uma decoração singular e os clientes podem deixar mensagens nas paredes. Mas a maioria dos senesi gosta mesmo é da Piazza del Campo, com seus bares e restaurantes (tomar um drink na varanda do pub San Paolo, de frente para o Palazzo Pubblico, é um programa imperdível!) ou preferem, simplesmente, sentar-se no centro da praça na companhia de amigos e de um bom vinho. Tenho de concordar com eles.
Quem vem no verão pode curtir também jantares e festas nas contradas (como são chamados os bairros do centro histórico), sempre ao ar livre, numa atmosfera muito agradável, além de shows de jazz em diversas partes da cidade.